Chervinsky destaca o desafio da SEC: a pressão política e a instabilidade do mercado podem influenciar as decisões sobre os ETFs Ethereum.
Jake Chervinsky, diretor jurídico da empresa de criptomoeda Variant, postou no X que duvida da probabilidade de aprovação do ETF Ethereum (ETH) este ano.
Os comentários de Chervinsky ocorrem em meio a uma corrida de alta nos mercados de criptomoedas, e ele acredita que tal ETF poderia fazer o mercado crescer ainda mais.
SEC enfrenta pressão na aprovação do ETF Ethereum
Apesar dos triunfos anteriores com os ETFs de Bitcoin, a Securities and Exchange Commission (SEC) encontra-se sob crescente pressão política e em meio à instabilidade do mercado, fatores que podem influenciar o seu processo de tomada de decisão, segundo Chervinsky.
Embora o mercado atual seja em grande parte alimentado pelo entusiasmo, Chervinsky acredita que a introdução de um ETF Ethereum poderia alimentar este fenómeno, que se refere às influências emocionais que impulsionam os mercados financeiros e muitas vezes levam a períodos de compra ou venda mais intensos.
Chervinsky observou que a SEC pode ter um argumento jurídico que poderia justificar a rejeição de um ETF Ethereum, mesmo que seja infundado. Ele observou a disposição da agência em apoiar posições jurídicas controversas em tribunal para alcançar objectivos políticos.
Apesar do impressionante histórico da BlackRock na obtenção de aprovações de ETFs, Chervinsky sugeriu que esse sucesso veio de sua capacidade de exercer pressão e de um relacionamento colaborativo com a SEC. Ele previu que se o regulador solicitasse à BlackRock e a outros patrocinadores do ETF Ethereum que retirassem suas aplicações, uma prática comum, eles provavelmente obedeceriam.
Mesmo com seu ceticismo em relação ao cronograma, Chervinsky reconheceu que a aprovação de um ETF Ethereum é mais uma questão de “quando, não se”.
Enquanto isso, o analista sênior de ETF da Bloomberg, James Seyffart, estimou uma chance de 60% de ETFs Ethereum à vista serem aprovados em maio. No entanto, os analistas começaram a reavaliar as suas previsões à medida que a SEC começou a adiar a sua decisão sobre pedidos individuais como a escala de cinzentos.
Em fevereiro, os analistas da Bernstein, Gautam Chhugani e Mahika Sapra, discutiam uma chance de 50% de um veículo de investimento Ethereum entrar no mercado já em maio. Apesar da incerteza, indivíduos como Jim Cramer, apresentador do Mad Money da CNBC, permanecem otimistas, acreditando que há uma grande probabilidade de aprovação em breve.
Empresas que buscam ETFs Spot Ethereum
Várias empresas de gestão de ativos de investimento, incluindo BlackRock e Grayscale, manifestaram interesse em ETFs Ethereum à vista, enviando pedidos à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
A BlackRock apresentou oficialmente seu pedido de ETF Ethereum em novembro de 2023, antes de sua aprovação para o ETF Bitcoin spot, iShares Bitcoin Trust (IBIT).
A Grayscale, liderada por Michael Sonnenshein, também está disputando a aprovação e apresentou seu pedido cerca de um mês antes do da BlackRock. A empresa busca converter seu Ethereum Trust (ETHE) em um ETF Ethereum à vista, preenchendo o Formulário 19b-4 junto à SEC junto com a NYSE Arca. Outros gestores de ativos interessados ??nesta oferta incluem Franklin Templeton, VanEck e ARK 21Shares.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia Também: