A tecnologia Blockchain é cada vez mais reconhecida e, resumidamente, a ferramenta permite o compartilhamento de informações com maior segurança e transparência, e vem sendo utilizada para transformar diversos setores e negócios. À medida que mais empresas e organizações adotam essa tecnologia, espera-se uma maior eficiência, confiabilidade e avanço na forma como se conduzem os negócios, tendo sido um grande aliado na implementação e monitoramento de políticas fundamentais, como a LGPD e ESG.
“A proteção de dados de clientes e funcionários, rastreamento de informações e materiais, tal como o gerenciamento de recursos, transparência operacional e governança corporativa, guarda de dados compartilhada, vêm sendo beneficiados quando a Blockchain é bem utilizada, se tornando o braço direito dos principais líderes empresariais”, explica André Carneiro, CEO-fundador da BBChain, empresa brasileira de soluções Blockchain para o mercado corporativo.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em agosto de 2020, foi sancionada sob controle e regulamentação da ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados), visando maior responsabilidade de empresas e entidades sob informações pessoais ou coletivas – sejam de funcionários, clientes, entre outros -, após uma série de vazamentos virem a tona, incluindo de grandes empresas e bancos.
“Dentre o principal diferencial da tecnologia Blockchain no monitoramento das exigências desta lei, está sua característica de descentralização e imutabilidade, que garante os dados e a distribuição mais segura. A ferramenta pode ser extremamente benéfica para instituições financeiras, de saúde, educação, ou qualquer outro segmento que lida com grandes quantidades de registros pessoais e públicos no dia a dia”, complementa André.
O segmento de saúde, por exemplo, é um dos mais preocupantes quando o assunto é armazenamento e distribuição de dados, contendo informações muitas vezes delicadas e de caráter particular. Assim, a Blockchain permite mais segurança no compartilhamento de registros médicos eletrônicos, tal como cruzamento de informações.
Ainda no mesmo segmento, outro benefício que pode ser explorado pela Blockchain é a rastreabilidade de medicamentos e dispositivos médicos, reduzindo a falsificação e desvio de itens operacionais de saúde. Assim, o segmento de logística também acaba tendo inúmeros benefícios com o uso da tecnologia, sendo possível um melhor rastreamento de produtos ao longo da cadeia de fornecimento, aumentando a transparência, identificação, acompanhamento e, consequentemente, tendo um maior controle qualitativo com a verificação da autenticidade e origem de produtos, combatendo a falsificação.
Nesse sentido, o Blockchain se mostra, assim, eficiente também para o monitoramento de ações ESG das empresas, não apenas com o controle de origem e autenticidade de certificação dos produtos, rastreabilidade na cadeia de custódia mas também se mostrando útil no monitoramento e controle da pegada de carbono e sua compensação (neutralizando e registrando em Blockchain), desmatamento, exploração de terras, e demais fatores ambientais. Entretanto, não para por aí, a tecnologia ainda é um aliado também de ações sociais, instituições de caridade, entidades públicas.
Com isso, o uso da Blockchain será cada vez mais constante, mostrando que os grandes setores e empresas estão de olho nessa nova realidade e, assim, o investimento se torna um facilitador de meios, permite organizar e controlar melhor os serviços e produtos, gerando um menor desperdício de recursos e reduzindo danos em diversos segmentos, o que, desta forma, permite um maior ganho financeiro e qualitativo a longo prazo.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos que mencionam projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Filipinas bloqueia Binance, citando ameaça à segurança dos fundos dos investidores
A Revolução dos NFTs: CryptoPunk Vendido por US$ 16 Milhões Impulsiona o Potencial do Web3