A Venezuela proibiu a mineração de criptomoedas para controlar o uso de eletricidade e garantir um fornecimento de energia estável. O Ministério de Energia Elétrica do país anunciou a desconexão e apreensão de todas as fazendas de mineração de criptomoedas para reduzir a demanda do sistema elétrico nacional.
A Venezuela assumiu a responsabilidade ao encerrar as operações de mineração de criptomoedas em todo o país, de acordo com relatórios recentes . O Ministério da Energia Elétrica afirma que esta ação drástica é essencial para gerir o monstruoso consumo de eletricidade e garantir energia consistente para todos.
Desconexão Imediata de Fazendas de Mineração
Sexta-feira foi um ponto de viragem, pois o Ministério de Energia Elétrica da Venezuela (MPPPE) lançou um plano de controle rigoroso visando usuários com alto consumo de energia, especialmente mineradores de criptomoedas.
O MPPPE declarou no Instagram: “Estamos cortando todas as fazendas de mineração de criptomoedas do sistema elétrico nacional”.
Objetivo deles? Conter o aumento da procura e manter um serviço fiável e eficiente em toda a Venezuela. Este anúncio veio logo depois que as autoridades apreenderam mais de 2.000 unidades de mineração de criptomoedas em Maracay, sinalizando uma séria repressão.
Ações do governo causam crise energética desenfreada
A luta da Venezuela com a electricidade não é nova. O país está numa situação de crise energética desde 2009, atingindo um ponto mais baixo em 2019, com apagões massivos. Estas interrupções perturbaram a vida e as atividades económicas, deixando muitas vezes as cidades na escuridão durante dias. O governo atribui alguma culpa à sabotagem, mas também reconhece uma necessidade desesperada de actualizações do sistema.
No meio destes desafios, Rafael Lacava, governador de Carabobo, instou os cidadãos a denunciarem atividades mineiras ilegais. Em apelo público, ele afirmou:
“Se você vir uma casa que você sabe que está minerando criptografia, diga a essa pessoa para desligar a fazenda ou apenas denuncie diretamente. Porque eles estão descontando energia direto da rede para ganhar algum dinheiro. E ficaremos sem serviço elétrico se eles não pararem.”
Ele acrescentou que essas fazendas consomem tanta energia que as luzes podem se apagar completamente num apagão nacional.
Práticas corruptas em ministérios governamentais
Apesar destas medidas, a repressão leva a um rasto de problemas de corrupção. No ano passado, o governo venezuelano atacou atividades corruptas dentro de grandes instituições estatais como a Petróleos de Venezuela (PDVSA) e a Superintendência Nacional de Criptoativos (Sunacrip), levando a inúmeras prisões.
Nomeadamente, Joselit Ramírez da Sunacrip e Tareck El Aissami, antigo ministro do petróleo, foram detidos por acusações graves, incluindo traição e abuso de poder.
À medida que a situação se desenrola, o Observatório Venezuelano de Conflitos Sociais relatou mais de 200 protestos desencadeados por cortes de energia frequentes nos primeiros meses do ano, destacando a frustração do público e o estado terrível da infra-estrutura eléctrica da Venezuela.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas
nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Para compra e venda de Criptomoedas de forma rápida e segura, conheça a exchange Bingx.
Proteja Seus Ativos
Leia também:
- Comemorando o 12º aniversário do Litecoin!
- A interseção entre IA e criptomoedas: O futuro da internet e seus impactos tecnológicos
- Tarantino Cervejaria inova com captação via Mercado Bitcoin para expansão
- Drex: revolução e inclusão financeira para os brasileiros
- B3 adota Indicador do Boi DATAGRO para liquidar contratos futuros de pecuária