O Protocolo Maya é o ecossistema que abrange MAYAChain e AZTECChain. Estas duas entidades, quando combinadas, são capazes de demonstrar o poder e as vantagens das trocas centralizadas e descentralizadas sem herdar as desvantagens associadas.
MAYAChain (Ao vivo)
MAYAChain é um Market Maker Automatizado, semelhante ao Uniswap, mas utiliza liquidez entre cadeias. Convencionalmente, os swaps entre cadeias têm sido possíveis através do empacotamento de ativos e da ponte, o que representa um sério risco de segurança. De acordo com Chainalysis, US$ 2 bilhões foram perdidos em hacks de ponte somente em 2022, representando 69% de todos os hacks de DeFi.
MAYAChain é um fork amigável do THORChain. Da mesma forma, não depende da indexação ou do empacotamento de ativos, mas sim da gestão de fundos diretamente em cofres em cadeia e da sua salvaguarda através da segurança económica. Isso é conseguido usando o mecanismo de consenso Tendermint, a máquina de estado Cosmos-SDK e o GG20 Threshold Signature Scheme (TSS).
Interaja com MAYAChain usando uma das integrações de frontend .
AZTECChain (em desenvolvimento)
AZTECChain é uma rede de contratos inteligentes. Ele exemplifica o potencial do Protocolo Maya, combinando a liquidez cruzada da MAYAChain com Contratos Inteligentes e capacidades econômicas. Os contratos inteligentes fornecem flexibilidade para economias cripto, permitindo a criação e uso de stablecoins algorítmicas, derivativos como Synths, negociação de livros de pedidos no estilo CEX e muitos outros recursos.
AZTECChain é um fork do Cosmos Hub (Gaia), permitindo a utilização imediata da infraestrutura madura do Cosmos e do ecossistema de desenvolvimento de Contratos Inteligentes. As stablecoins algorítmicas serão adiadas no lançamento para completar o projeto econômico e executar recompensas. Nem as cadeias maias nem as cadeias astecas subsidiarão o rendimento para inflacionar a procura pelas suas respectivas stablecoins ou derivados.
Estrutura Tokenomics
Os tokens $CACAO e $MAYA já estão em circulação, enquanto $AZTEC ainda está em desenvolvimento.
O ecossistema do Protocolo Maya utiliza 3 tokens distintos em sua estrutura:
$CACAO (Live) é o token principal do ecossistema, que é utilizado para pagar todas as taxas de transação nas cadeias maia e asteca. $CACAO também é o token de liquidação, usado em pools no MAYAChain.
$MAYA (Live) é um token de participação na receita. 10% de todas as taxas de swap e transação no MAYAChain são distribuídas aos detentores de $MAYA na forma de recompensas diárias de $CACAO.
$AZTEC (em desenvolvimento), assim como $MAYA, é um token de participação na receita. 10% de todas as taxas de transação na Aztec Chain são distribuídas aos titulares de $AZTEC.
Todos os $CACAO foram alocados de forma justa no leilão de liquidez. A equipe não recebeu nenhum $CACAO, e qualquer $CACAO adquirido pela equipe foi adquirido da mesma maneira que a comunidade.
Em vez disso, a equipe optou por alocações de $MAYA e $AZTEC. Isso garante que a equipe esteja alinhada com a visão de construção e entrega, pois não poderá obter nenhum benefício a menos que o Protocolo Maya seja lucrativo.
Inovações MAYAChain
MAYAChain compartilha inúmeras inovações com THORChain que derivam dos princípios fundamentais de ser descentralizado, resistente à captura e tão sustentável quanto possível.
A seleção do validador Capped Proof of Bond ajuda a manter a descentralização da rede e um alto coeficiente Nakamoto.
O processo periódico de agitação do validador serve para evitar a estagnação do validador, verificar a capacidade de gasto dos fundos e melhorar o desempenho geral da rede com requisitos mínimos de governança.
Uma rotatividade no MAYACHAIN acontece uma vez a cada 5 dias, se nenhum problema surgir.
As atualizações de rede assíncronas permitem que os validadores façam a transição para uma nova versão do protocolo em seu próprio ritmo, enquanto a rede permanece em consenso sem interrupções.
O protocolo Bifrost independente de cadeia pode gerenciar conexões de cadeia UTXO, EVM, BFT e Cryptonote com diferenças mínimas em sua lógica central.
O sistema Incentive Pendulum oferece recompensas aos Validadores e Provedores de Liquidez, a fim de manter um índice de Segurança de Rede que garanta a segurança dos fundos em todos os momentos.
Os Pools de Liquidez Contínuos permitem o fornecimento de liquidez unilateral e empregam taxas sensíveis à liquidez para impedir ataques de preços.
Foi implementada a Fila de Swap , que ordena swaps com base no impacto do preço em cada bloco, evitando assim ataques sanduíche e muitas outras formas de Miner Extractable Value (MEV).
Os sintetizadores de liquidez foram desenvolvidos para facilitar trocas rápidas e de baixo custo entre pools L1 e para capacitar poupadores unilaterais. Synths são um design híbrido de ativos indexados a garantias que contribuem para a liquidez do mercado.
A garantia de ativos derivados foi utilizada para permitir empréstimos de Nível 1, com o ativo $CACAO sendo empregado para garantir o passivo. Isso permitiu a concessão de empréstimos sem juros, liquidação ou vencimento.
MAYANodes
MAYANodes protegem MAYAChain. Eles foram planejados inicialmente para numerar 100, mas podem ser ampliados para mais de 250. O design do MAYAChain é tal que qualquer pessoa com os fundos necessários pode ingressar na rede de forma anônima e segura, sem precisar de permissão. Além disso, MAYAChain dá um passo adiante ao ter uma alta taxa de rotatividade, o que garante que a rede seja resistente à censura, evite a captura e resista à centralização.
Cada MAYANode é composto por vários servidores independentes em um cluster, que executam nós completos para cada cadeia vinculada.
Os 3 pilares do MAYAChain:
- Aumente a segurança da rede por meio de medidas de segurança funcionais (verificador de solvência, pausa de nó, acelerador TxOut), processuais (testes Stagenet, revisões de PR) e econômicas (unidades LP no título ou valor das unidades LP no título).
- Aumentar a liquidez da rede, via Total Value Locked (TVL), ou melhor UX no fornecimento de liquidez (Savers).
- Aumente o volume da rede, via Swap UX (Synths, Order Books) ou integrações de carteira (Quotes Endpoint, Dev UX, Business Development).
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Explore nossa lista de transações P2P e OTC confiáveis, além de benefícios exclusivos como acesso ao Grupo VIP, participação em Lives Semanais Privadas. Além dos módulos do projeto Navegação Financeira.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco. 12 meses de acesso.