Mais de 93 mil votos foram recebidos pela Área do Investidor; funcionalidade viabilizou a aprovação da transferência de gestão dos fundos imobiliários do CSHG para o Patria Investimentos
No final de maio, a Credit Suisse Hedging-Griffo (CSHG) divulgou o resultado das Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs) que tratavam sobre a mudança de gestão e administração de seus sete fundos de investimentos imobiliários (FIIs). Dos 135 mil votos recebidos nessas deliberações, 62 mil (42%) foram dados por pessoas físicas de forma totalmente on-line por meio da Área do Investidor, no site da B3.
A expressiva participação possibilitou que fosse aprovada a mudança de gestão de todos os fundos imobiliários do CSHG para o Patria Investimentos, que necessitava de 25% de quórum em cada uma das assembleias. Em todas elas, o percentual de votos recebidos pela Área do Investidor da B3 em relação ao total superou os 40%, chegando a 52,1% em um dos casos.
O voto a distância para os fundos de investimentos imobiliários na Área do Investidor da B3 está disponível desde o final de 2023 e faz parte dos esforços da bolsa do Brasil para simplificar processos, solucionar demandas dos clientes, educar e facilitar a vida de quem investe.
“Abrimos um caminho simples e digital para o investidor participar de maneira efetiva nas votações das assembleias de seus fundos imobiliários, ao mesmo tempo que agregamos uma solução de conexão direta entre o administrador do fundo e o cotista. Essa captura de votos é um desafio na indústria, pois o administrador encontra dificuldades em acessar o investidor. O resultado obtido pelo CSHG e o Patria, em suas assembleias, é um exemplo que reforça como as soluções da B3 proporcionam um benefício para todo o ecossistema”, diz Vinícius Brancher, superintendente de Negócios Pessoa Física da B3.
“A ferramenta da B3 desempenhou um papel fundamental na realização das maiores assembleias de FIIs do Brasil. O time da B3 apresentou a solução em todos os detalhes e nos apoiou durante todo o processo. Com isso, conseguimos proporcionar a cerca de 960 mil cotistas um acesso fácil e seguro às votações. Isso nos permitiu alcançar um número sem precedentes de participações, assegurando que o processo de votação fosse conduzido de maneira moderna, eficiente e transparente”, afirma Augusto Martins, Head de Real Estate do CSHG.
“Como a gestora líder em investimentos alternativos, é nosso papel garantir que os cotistas possam participar ativamente em decisões importantes sobre seus investimentos. Com a chancela obtida, estamos prontos para continuar o excelente trabalho junto com a equipe que administra esses fundos, reforçando nosso compromisso com retornos consistentes e inovação contínua”, complementa Daniel Sorrentino, sócio e CEO do Patria para Américas.
Considerando toda a temporada de assembleias de fundos imobiliários neste ano, mais de 93 mil votos foram recebidos via Área do Investidor até o final de junho. A votação por meio do site da B3 elimina a necessidade de cadastros longos e burocráticos e ainda possibilita ao cotista editar seus votos enquanto a assembleia ainda não estiver encerrada e acompanhar todo seu histórico de participações.
Para os administradores dos fundos, as principais vantagens são a abertura de mais um canal de votação, especialmente nas assembleias que exigem quórum, e o alto fluxo de acessos na Área do Investidor, que conta com a navegação de mais de um milhão de investidores por mês. Em maio de 2024, a média de acesso foi de aproximadamente 1,7 milhão de usuários.
Como funciona o voto a distância
Para contar com a funcionalidade, o administrador do fundo de investimento imobiliário precisa cadastrar sua assembleia no sistema de voto a distância da B3. Se o administrador não efetuar o cadastro, a assembleia não será disponibilizada na Área do Investidor.
A Depositária da B3 organiza a lista de cotistas com direito a voto na assembleia que foi cadastrada no sistema. A Área do Investidor recebe a lista e habilita a participação desses cotistas. O administrador, então, pode acompanhar em tempo real os votos efetuados por meio do site da B3.
A Área do Investidor
Lançada em 2021, a Área do Investidor da B3 foi criada para facilitar a experiência do investidor que estava chegando à bolsa. Na plataforma, a pessoa física consegue consultar, por exemplo, extratos de posições e movimentações feitas em diferentes corretoras. Também pode acompanhar o recebimento de proventos, gerar relatórios e, mediante sua autorização, sincronizar seus dados para acessar serviços customizados oferecidos por fintechs e instituições financeiras, como consolidadores de carteira e calculadoras de imposto de renda.
“A aproximação da B3 com os investidores pessoas físicas vêm sendo feita de acordo com as necessidades de um número cada vez maior de pessoas. Da visão consolidada de sua carteira e o histórico e comunicação dos proventos recebidos à portabilidade dos valores mobiliários e o voto a distância. Ainda neste ano, teremos a integração com a Receita Federal com o REVAR, ferramenta para apuração e cálculo do imposto de renda em ganhos de capital em Bolsa”, completa Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes, Pessoas Físicas e Educação Financeira da B3.
Sobre a B3
A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.
Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.
B3, a bolsa do Brasil.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Para compra e venda de Criptomoedas de forma rápida e segura, conheça a exchange BitMart.
Proteja Seus Ativos!