É uma notícia muito boa para o mundo das criptomoedas – e para os ativos em geral – o fato de o FED (Federal Reserve dos EUA) ter finalmente decidido reduzir as taxas em 0,5%, quando se especulava que a redução seria de apenas 0,25%.
Um dos motivos pelos quais as taxas são tão importantes é que elas ajudam a entender o valor do dinheiro. Para ser bem direto: se elas estão baixas, é mais barato e fácil pegar um empréstimo e conseguir dólares. As pessoas costumam usar esse dinheiro para fazer projetos e gerar ativos com eles ou usar os ganhos para comprar diferentes tipos de ativos.
Portanto, nesse contexto de taxas baixas, o que acontece é que há ciclos em que o dinheiro passa a valer menos e os ativos começam a valer mais. Isso porque há mais capital disponível para adquirir ativos limitados: imóveis, ações ou, é claro, criptomoedas, especialmente aquelas que têm oferta limitada. Paralelamente, como praticamente tudo é precificado em dólares, quando essa moeda cai em valor muitos ativos corrigem seu preço para cima.
No universo cripto, a redução das taxas gera liquidez – uma disponibilidade de dinheiro –, o que indica um aumento na demanda por criptomoedas, especialmente aquelas mais escassas, como o Bitcoin. Desde que as reduções das taxas foram anunciadas, o BTC subiu aproximadamente 5%, estando atualmente em torno de US$ 62.500, o que retrata uma retomada de interesse neste ativo em um contexto de maior liquidez e busca de refúgio contra a desvalorização do dólar. Talvez essa liquidez não tenha um impacto imediato no mercado, mas, sem dúvida, surgirá com o tempo, sempre dependendo também de outros aspectos.
Eu insisto que essa questão é muito importante, pois não houve uma queda como essa desde 2020, há quatro anos – mas esse é, ainda, apenas um componente. Temos que destacar que os governos continuam a ter políticas de expansão monetária, ainda há impressão de moeda fiduciária e, ao mesmo tempo, há apenas 21 milhões de Bitcoin.
É importante ressaltar que essa decisão do FED vem acompanhada de outros fatores positivos para o mercado cripto ao longo deste ano. Vimos a aprovação dos ETFs de Bitcoin e Ethereum, o que representa um passo histórico em direção à integração desses ativos nos mercados tradicionais, permitindo que um público muito mais amplo acesse as criptomoedas de forma regulamentada e segura, o que impulsiona a adoção em massa e aumenta a demanda por esses ativos digitais. Além disso, este ano houve uma nova alta histórica (ATH) do Bitcoin, refletindo o interesse e a confiança renovados após o quarto halving, em 19 de abril.
Acredito que estamos entrando em um novo ciclo, com maior liquidez, que provavelmente nos trará alguns anos muito bons para as criptomoedas.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Tenha acesso a uma ampla variedade de serviços de trading, investimento e criptomoedas em um único aplicativo. Comece a negociar agora mesmo!