O momento do pagamento é decisivo para a experiência de compra dos clientes. Para 90% dos consumidores, o checkout é um dos principais diferenciais de uma marca, conforme a 50ª Edição do WebShoppers da NIQ Ebit. Além disso, 24,6% dos entrevistados afirmam que opções de pagamento ruins são uma das principais causas de insatisfação e críticas às marcas.
Atualmente, o principal objetivo das empresas de varejo é reduzir atritos na jornada de compra. Uma das tendências mais fortes para e-commerces, marketplaces e lojas online é o conceito de embedded finance — ou finanças embarcadas. Basicamente, trata-se de ferramentas financeiras integradas diretamente nos sites e aplicativos, facilitando a conclusão de uma transação sem a necessidade de o consumidor sair da plataforma.
Segundo Ticiana Amorim, sócia e fundadora da Aarin, o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e embedded finance no Brasil, essa funcionalidade já está se consolidando entre os consumidores. “O cliente não quer abrir outra página para finalizar sua compra. Por isso, é fundamental que as finanças estejam integradas ao ambiente de compra”, explica Amorim.
Contudo, antes de decidir quais opções de pagamento oferecer, é essencial ouvir o cliente. Dados de mercado mostram que o Pix continua em alta, crescendo 61% no primeiro semestre de 2024, de acordo com a Febraban. No entanto, o cartão de crédito também permanece como uma das formas favoritas de pagamento.
“O Pix está crescendo muito, mas quem decide o melhor meio de pagamento é o cliente. Por isso, é importante oferecer alternativas”, ressalta Ticiana.
Benefícios para todos
As finanças embarcadas não beneficiam apenas os consumidores. De fato, as empresas que adotam essas soluções também desfrutam de melhorias significativas na gestão dos recebimentos. Amorim observa que ferramentas como essas permitem o controle mais eficiente das transações, destinando e dividindo automaticamente os valores recebidos.
“Quando as melhores opções de pagamento são oferecidas já no momento da compra, a probabilidade de o cliente concluir a transação aumenta. Além disso, as finanças embarcadas favorecem tanto os consumidores quanto os vendedores, facilitando a integração com ferramentas de gestão financeira. Isso permite uma visualização mais rápida dos resultados e, consequentemente, uma performance aprimorada”, conclui Amorim.
Sobre a Aarin
A Aarin é o primeiro hub tech-fin especializado em Pix e Embedded Finance no Brasil. Parte do grupo Bradesco, a empresa oferece serviços financeiros integrados à experiência do usuário, permitindo que qualquer empresa possa prestar serviços financeiros sem ser um banco. Nascida em Salvador (BA), a Aarin passou por um M&A multimilionário com o grupo Bradesco em agosto de 2022.
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