Rafael Bellas, Coordenador de Produtos
“A B3 lançou o primeiro índice voltado exclusivamente para títulos públicos, especialmente as Letras Financeiras do Tesouro (LFTs). O novo indicador, batizado de Índice Tesouro Selic (TSLC), considera apenas títulos emitidos há pelo menos dois meses, com prazo de vencimento igual ou superior a doze meses e volume médio diário de negociação que figure entre os 75% mais representativos do mercado secundário nos últimos três meses. O índice passará por rebalanceamento trimestral, garantindo maior aderência à dinâmica real dos títulos públicos.
O lançamento do TSLC é um marco para o mercado de renda fixa brasileiro, ao estabelecer um benchmark oficial para investimentos pós-fixados à Selic. Até hoje, não havia um índice padronizado que refletisse o desempenho dos títulos públicos federais pós-fixados, mesmo sendo este o maior mercado de renda fixa do país. O movimento representa um passo essencial para integrar definitivamente a renda fixa ao ambiente de bolsa, com as mesmas métricas de visibilidade e comparabilidade da renda variável.
Além disso, o novo índice também abre espaço para o crescimento dos ETFs de renda fixa, segmento que tem ganhado força no Brasil, oferecendo exposição direta ao Tesouro Selic com liquidez de bolsa, cotação em tempo real e taxa de administração reduzida. Essa estrutura amplia e democratiza o acesso do investidor pessoa física ao mercado de títulos públicos, permitindo aplicações de qualquer valor e facilitando a diversificação de carteiras.
Em um cenário de juros em trajetória de queda e retomada do apetite por risco, a padronização dos índices de renda fixa fortalece o papel da Selic como referência central de precificação e política monetária. O TSLC deve favorecer maior transparência nas curvas de juros, melhor precificação de LFTs e aumento da liquidez no mercado secundário, historicamente concentrado nas negociações institucionais. Esse movimento aumenta a maturidade do mercado de capitais brasileiro e aproxima o investidor das práticas mais modernas de precificação de renda fixa”.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.

Consultoria Especializada Internacional em Blockchain, Tokenização, Portfólio e muito mais. Oferecemos recursos detalhados, desde o passo a passo de carteiras até orientações sobre como montar um portfólio sólido.
Junte-se a uma comunidade de investidores dedicados e leve sua jornada de investimento ao próximo nível conosco.


