Um estudo conduzido por analistas da Bybit sugere que a disponibilidade de Bitcoin (BTC) nas exchanges poderá se tornar extremamente escassa nos próximos nove meses.
O relatório, que projeta futuros cenários após o halving da criptomoeda, afirma que todas as unidades de BTC disponíveis nas exchanges centralizadas (CEXs) poderão ser consumidas dentro de nove meses.
A oferta de BTC nas exchanges pode acabar?
De acordo com a Bybit, a demanda gerada pelos fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista nos EUA pode causar esse choque de escassez nas CEXs. Isso porque o BTC usado nesses fundos vem diretamente dessas plataformas, sobretudo a Coinbase.
Cerca de 2 milhões de BTC estão depositados nas CEXs. Se os ETFs continuarem registrado um fluxo médio de entrada de US$ 500 milhões (aproximadamente 7.150 BTC pela cotação atual) por dia, as reservas atuais nas exchanges serão totalmente consumidas em nove meses.
Com isso, os analistas projetam que a criptomoeda terá uma escassez duas vezes maior do que o ouro. Usando o modelo stock-to-flow (S2F), que divide a oferta circulante pela sua emissão ou produção anual, o Bitcoin teria um índice de escassez de 112 após o halving, enquanto o ouro possui um score de 60.
À medida que o Bitcoin se torna não apenas a primeira criptomoeda, mas também a primeira moeda com ETFs à vista aprovados pela SEC, parece estar se tornando a escolha de investimento mais segura, mesmo para os investidores mais sofisticados no campo das criptomoedas.
Apontam os Analistas:
“As reservas de Bitcoin em todas as bolsas centralizadas têm se esgotado mais rapidamente. Com apenas 2 milhões de bitcoins restantes, se assumirmos um fluxo diário de US$ 500 milhões para ETFs Bitcoin Spot, o equivalente a cerca de 7.142 bitcoins deixará reservas cambiais diariamente, sugerindo que levará apenas nove meses para consumir todas as reservas restantes. Com isto em mente, não é surpreendente que o preço do Bitcoin possa continuar a subir antes do halving, ou mesmo depois, à medida que o aperto na oferta impulsiona o preço para outro novo recorde.”
O efeito halving
Além dos ETFs, o halving previsto para a próxima semana é outro fator determinante para o aumento da escassez do Bitcoin segundo a Bybit. Após o evento, a emissão de novos BTC por bloco minerado será reduzida em 50%, chegando a 3,125 BTC por bloco.
Segundo os analistas da exchange, o halving terá um impacto determinante no preço:
“Com isso em mente, não é surpreendente que o preço do Bitcoin possa continuar a subir antes do halving, ou mesmo depois, à medida que o aperto na oferta impulsiona o preço para outro novo recorde”.
Um cenário onde o Bitcoin siga em alta e atinja novos preços recordes pode aumentar ainda mais a demanda dos ETFs, fazendo o ativo se tornar ainda mais escasso.
Por outro lado, grandes detentores da criptomoeda, como as baleias e os mineradores, poderão usar esse momento para realizar lucros, aumentando a quantidade de BTC disponível nas exchanges.
Para compra e venda de Criptomoedas de forma rápida e segura, conheça a exchange Bingx.
Proteja Seus Ativos
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia Também:
Introdução ao Proof of Stake: Um Guia para Iniciantes