Plataforma Decentral visa proporcionar facilidades para as finanças dos criadores de conteúdo na Web3
A DUX, startup referência em Web3, lança a plataforma Decentral. Potencializando a descentralização da economia, a nova solução foi desenvolvida com o objetivo de ser um ecossistema de finanças completo para criadores de conteúdo. A plataforma utiliza inteligência artificial desde a projeção de crescimento e receitas, até a antecipação de recebíveis com taxas mais baixas que as oferecidas por instituições financeiras tradicionais, envolvendo também a venda de conteúdos futuros, tokenização de propriedade intelectual, entre outros.
“A Decentral representa um grande avanço para a economia criativa digital do país: olha para as finanças dos criadores de conteúdo, oferecendo mais oportunidades como novas formas de monetização, interação e engajamento com a base de fãs. E, mais que isso, contribui para a democratização de acesso de pessoas e empresas na Web3. É uma maneira de facilitar a entrada de criadores de conteúdo no mercado da blockchain e a melhoria de seus negócios por meio dele”, explica Luiz Octávio Gonçalves Neto, CEO e fundador da DUX.
A solução resolve um problema cada vez maior com o aumento da economia criativa, que movimenta em torno de R$171 bilhões por ano no Brasil, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan-Rio). “Especialmente por serem autônomos, os bancos têm mais dificuldade de projetar e gerar score para criadores de conteúdo. É mais complicado verificar se são ou não bons pagadores, digamos que esse público possui uma renda mais difícil de ser mapeada por instituições financeiras tradicionais. Nosso produto vem para facilitar esse processo”, explica o CEO.
Embora já exista plataforma semelhante nos Estados Unidos, como a Spotter; e na América Latina, como a Noodle; a DUX é a primeira empresa a oferecer esse serviço com toda a estrutura em blockchain, o que assegura maior segurança nas transações, além de mais transparência e fluidez. “Construímos algo que já está pronto para o futuro. Em breve, tudo acontecerá na Web3, um movimento de transição que já está acontecendo sem que as pessoas percebam. A Decentral é uma solução para o hoje, mas já pensando no amanhã”, reforça.
Já testada por mais de 20 produtores de conteúdo digital e com parceria das maiores agências de influenciadores do país, a Decentral conta com tecnologia de ponta desenvolvida pela DUX, incluindo algoritmos exclusivos e inteligência artificial. Para isso, a DUX investiu em profissionais com know-how para o desenvolvimento da tecnologia, incluindo a chegada do novo Tech Partner, Bruno Alano — ex-OpenAI — e do CMO, João Pedro Novochadlo. Os executivos contribuem no desenvolvimento de uma infraestrutura tecnológica sólida para cumprir o objetivo da empresa de tornar a Web3 acessível para pessoas e negócios e auxiliar o atual momento da DUX, após pivotagem de negócios, para o desenvolvimento de um conjunto de ferramentas financeiras para criadores de conteúdo.
Com isso, a DUX tende a ser para os criadores de conteúdo o que a B3 é para as empresas. Por meio dessa nova ferramenta, um influenciador pode se colocar no mercado como se fosse uma ação: é uma maneira de o criador digital se tokenizar com a possibilidade de share. “O objetivo da DUX por meio do novo produto é prover liquidez para que os criadores cresçam e impulsionem seus negócios, não precisando esperar o dinheiro cair para alavancar seus canais. É uma liquidez efetiva e eficiente que o mercado não dá. Trabalhamos com algoritmos de ponta que permitem isso”, revela Luiz.
Como funciona a Decentral
Por meio da plataforma da DUX na Web3, o criador de conteúdo pode abrir uma conta e logar nela com todas as suas redes sociais, integrando, assim, uma rede com todos os pontos de contato digital. Assim, a DUX captura e analisa, usando um algoritmo próprio de inteligiência artificial, todos os dados e informações importantes para gerar um score — uma pontuação de zero a mil que indica sua análise de risco de crédito e potencial.
“Avaliamos o número de seguidores, o nível de engajamento, os anúncios, as receitas geradas por aquele criador, se ele é um bom pagador e se está realmente crescendo. A partir disso, analisamos o quanto este criador de conteúdo recebe, bem como seu negócio ainda poderá crescer em um ano, e fazemos a previsão de recebíveis e o quanto é possível antecipar para impulsionar seus negócios. Se o criador recebe US$ 500 por mês do Youtube AdSense, por exemplo, e vemos que ele vai gerar até US$ 10 mil a partir dos seus canais ao final do ano, antecipamos esses recebíveis para ele ainda no meio do ano”, salienta Luiz Octávio.
A DUX trabalha, então, com a antecipação de recebíveis para o criador de conteúdo digital — como primeira grande funcionalidade da plataforma, já disponível em seu lançamento — por uma taxa menor que o mercado tradicional. “Por meio da plataforma, focamos também em receita futura para que o profissional da economia criativa possa reinvestir em seu canal para produzir ainda mais conteúdo e continuar crescendo. Usamos a Inteligência Artificial para analisar as redes sociais do criador de conteúdo e antecipar receitas futuras. Nosso produto nada mais é do que a comoditização dos ativos intelectuais, assim como ocorre com o produtor de soja e seus contratos no mercado futuro, só que aqui para a realidade da economia criativa”, explica o CEO.
A médio prazo, um criador de conteúdo pode até mesmo vender previamente uma campanha. Qualquer marca pode comprar antecipadamente uma campanha prevista para o próximo ano por R$ 10 mil, por exemplo, e o influencer vender depois por R$ 60 mil. Isso gera mais segurança e previsibilidade de resultados para as marcas. Os fãs também podem investir no criador e lucrar com isso, como uma ação na bolsa”, ressalta Luiz.
A longo prazo a plataforma terá outras funcionalidades e será uma solução financeira completa na Web3, para que os criadores de conteúdo. As próximas etapas da plataforma já estão sendo desenvolvidas e com autorizações encaminhadas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Sobre a DUX – Fundada em 2021, em Juiz de Fora (MG), é uma startup especializada em Web3, com uma robusta infraestrutura blockchain disponível por meio da iDUX, a carteira digital que é uma ponte entre o mercado tradicional e a Web 3.0. A DUX é a primeira empresa latino-americana a receber investimento da Old Fashion Research, R$ 7 milhões de seed round, e uma das primeiras a receber investimento da Animoca Brands no Brasil, no valor de R$ 3 milhões.
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