No aplicativo TOP, administrado pela Autopass, 64% das operações são realizadas via PIX para compra de bilhetes QR Code, que já somam 550 milhões de emissões em três anos
Os meios de pagamento no transporte público paulista tiveram uma transformação digital única no Brasil capitaneada pelo trabalho da Associação da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo (Abasp), entidade responsável pela consolidação do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE) da Região Metropolitana de São Paulo. Essa digitalização em forma de produto é feita pela plataforma TOP, administrada pela empresa Autopass. Entre as formas de pagamento disponíveis, o aplicativo TOP é o principal canal utilizado pelos passageiros para a compra de bilhetes QR Code, com 64% das transações pagas via PIX.
A aquisição de bilhetes QR Code tem aumentado exponencialmente. Desde 2021, as vendas dessa modalidade de passagem, lançada no fim de 2020 pela associação e a empresa, têm crescimento anual médio de 87,2%. Passados três anos, a Autopass já superou, até julho de 2024, a marca de 550 milhões de bilhetes QR Code emitidos.
“As inovações proporcionadas aos passageiros da capital paulista e região metropolitana são diferenciais frente aos outros sistemas disponíveis. O trabalho de centralizar todas as formas de pagamento em um único sistema é algo pioneiro e inovador em nosso país. Estamos acompanhando as evoluções nos sistemas de pagamento pelo mundo e a plataforma TOP ainda tem muito potencial para crescer. Tenho certeza que com uma parceria efetiva do poder público com empresas privadas, o modelo Abasp pode ser referência para outras capitais do Brasil avançarem nas suas gestões de pagamento para transporte”, comenta Daniel Bulha, diretor-executivo da Abasp.
Recentemente, para facilitar ainda mais a vida dos passageiros do transporte metropolitano, a Autopass introduziu o sistema de débito pinless no aplicativo TOP. Essa nova funcionalidade permite que os usuários comprem bilhetes Digitais QR Code para o Metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ViaQuatro e ViaMobilidade e realizem suas recargas de crédito do cartão TOP de forma rápida e segura, sem a necessidade de digitar a senha do cartão.
Antes, para adquirir o bilhete no app TOP via débito, os clientes tinham que acessar o aplicativo de seu respectivo banco e inserir sua senha e/ou autenticar a transação. Agora, com o pinless, com apenas um clique é possível efetuar a compra da passagem nessa modalidade.
A empresa também foi precursora na venda de passagens pelo WhatsApp, resultado da escuta ativa das necessidades dos usuários. Desde 2021, quando o canal foi disponibilizado, mais de 9 milhões de passagens já foram vendidas pelo aplicativo de mensagens, onde as compras ocorrem exclusivamente via PIX.
Pagamento por biometria facial
A Autopass, que investe continuamente em inovações tecnológicas, se prepara agora para lançar o pagamento por biometria facial. O projeto-piloto deve ter início nos próximos meses e tem como objetivo simplificar a vida dos passageiros que utilizam o transporte público metropolitano.
“Nosso objetivo é que o passageiro possa acessar o serviço de transporte com apenas um sorriso. Buscamos continuamente soluções para oferecer às pessoas mais segurança, eficiência e comodidade. Nosso papel é otimizar a jornada dos passageiros e, por meio das mais modernas tecnologias e serviços eficazes, tornar a mobilidade realmente humana”, destaca Rodney Freitas, CEO da Autopass.
Como adquirir bilhetes
A compra do bilhete QR Code TOP pode ser feita diretamente pelo celular, por meio do WhatsApp no número (11) 3888-2200 ou aplicativo TOP, disponível para Android e iOS. Além disso, pode ser adquirido na carteira Google de smartphones Android.
Outra forma é carregar o cartão TOP antes de sair de casa por meio do app TOP ou do WhatsApp. Assim, basta a pessoa encostar o cartão em um dos validadores do TOP, que estão localizados dentro das estações do Metrô, da CPTM, dos ônibus e terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para validar a recarga antes de embarcar.
Também é possível carregar o cartão ou adquirir bilhetes QR Codes em máquinas de autoatendimento disponíveis em estações de metrô, trens e terminais de ônibus metropolitanos.
Em caso de dúvidas, os passageiros podem entrar em contato por meio do ajuda.boradetop.com.br. Para saber sobre Abasp e suas ações na RMSP, basta entrar na página abasp-sp.com.br.
Números TOP
+ de 10 milhões de transações por dia
+ de 3 milhões de cartões TOP emitidos
+ de 3 milhões de clientes
+ de 550 milhões de bilhetes QR Codes emitidos
+ de 60 operadores de transporte público atendidos
+ de 80 pontos presenciais de emissão de cartões TOP
+ de 800 máquinas de autoatendimento (ATMs) distribuídas em terminais e estações
+ de 8.000 pontos de vendas para recarga de créditos
Sobre a Autopass – A Autopass, proprietária da marca TOP, é uma empresa brasileira entre as maiores da América Latina em soluções de mobilidade e bilhetagem eletrônica. Com 15 anos de atuação, tem como missão revolucionar e facilitar a experiência dos passageiros da Região Metropolitana de São Paulo. Pioneira na implementação de sistemas com cartões inteligentes, bilhetes digitais QR Code e um aplicativo próprio, a Autopass expandiu sua atuação para incluir serviços financeiros, benefícios em saúde e um programa de recompensas que beneficiam diretamente seus clientes para além do transporte público.
Sobre a Abasp- A Associação da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo (Abasp) é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, criada para apoiar, fomentar e aprimorar as atividades de bilhetagem e arrecadação nos serviços públicos de transporte coletivo de passageiros, seja no sistema metroferroviário, de pneus ou quaisquer outros modais, com atuação inicial na Região Metropolitana de São Paulo e possibilidade de expansão para outras regiões metropolitanas e municípios paulista. Sendo a primeira mobility clearing house privada da América Latina, a Abasp tem como missão transformar a mobilidade urbana, tornando-a mais integrada, sustentável e centralizada no usuário, gerando valor para todos os envolvidos.
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