Em 25 de novembro, a Binance deu mais um passo em seu esforço para dar transparência dos fundos de usuários, após a recente divulgação dos endereços das carteiras quente e fria da Binance. Esta atualização mais recente mostra a Prova de Reservas (“Proof of Funds”) para BTC e uma atualização usando o mecanismo de árvore de Merkle (“Merkle Tree”) para que os usuários verifiquem as reservas em BTC.
Esta é a primeira iteração do recurso e em breve disponibilizaremos verificações para ETH, USDT, USDC, BUSD e BNB. A Binance também está trabalhando para integrar um auditor externo independente para validar os dados da árvode de Merkle.
“Dados os eventos recentes, é compreensível que a comunidade exija mais das exchanges de criptomoedas, muito mais do que é atualmente exigido das instituições financeiras tradicionais. É por isso que temos o prazer de fornecer este mais recente recurso para nossos usuários verificarem seus fundos”, disse Changpeng Zhao ‘CZ’, CEO e fundador da Binance.
“Como a comunidade de usuários da Binance é exponencialmente maior do que a da segunda maior exchange, esta é uma iniciativa massiva e levaremos algumas semanas para preparar os dados para a maioria de nossos ativos sob custódia. Estamos trabalhando para lançar a próxima atualização o mais rápido possível e atender às expectativas da comunidade”.
Prova de Reservas
O novo site contendo a Prova de Reservas foi projetado para mostrar que a Binance, como custodiante, está mantendo os fundos dos clientes integralmente, com reservas. Em termos simples, quando um usuário deposita um Bitcoin, as reservas da Binance aumentam em pelo menos um Bitcoin para garantir que os fundos do cliente sejam totalmente garantidos.
As pessoas poderão verificar o site e ver a Prova de Reservas da Binance, mostrando o índice de reserva da Binance junto com os passivos do cliente.
Duas maneiras de verificar os fundos
O site também oferece duas novas maneiras para as pessoas verificarem facilmente suas transações na árvore de Merkle da Binance. Na primeira opção, as pessoas podem verificar seus fundos através do site da Binance, onde poderão encontrar seus fundos em BTC em relação à árvore Merkle da Binance seguindo algumas etapas simples.
Depois de fazer login no site da Binance, clique em “carteira”, e em seguida “auditar” e isso gerará um ID de registro exclusivo que confirma que os ativos estão cobertos e também confirma o saldo de ativos dos usuários no momento da auditoria.
Para aqueles que desejarem ir além e verificar seus fundos de forma independente, é possível copiar o código-fonte em um aplicativo python e fazer a referência cruzada por conta própria.
Qual é o próximo passo?
A Binance também está pensando em introduzir as ZK-SNARKs nas próximas semanas. As ZK-SNARKs são uma ferramenta poderosa que traz benefícios adicionais de privacidade e simplicidade para a comprovação de reservas e passivos. A razão pela qual a Binance está fazendo isso é porque a Binance oferece serviços de margem e empréstimos em alguns países, então os resultados da auditoria mostrarão o Saldo Líquido, o Patrimônio e a Dívida de cada usuário, onde o Saldo Líquido = Patrimônio Líquido – Dívida. Sendo assim, é possível que algumas pessoas tenham saldos de ativos negativos. É por isso que a Binance também trabalhará para implementar ZK-SNARKs como mais uma opção para estes usuários comprovarem que existem ativos suficientes para cobrir os fundos com garantias. Isso provará que os saldos líquidos totais (USD) de cada usuário não são negativos.
Nossos compromissos permanecem os mesmos
Esta última atualização da Binance é para garantir às pessoas que a Binance detém todos os ativos do usuário 1:1 (assim como as reservas). A Binance também possui dívida zero em sua estrutura de capital e possui um fundo de emergência (fundo SAFU) para proteger os usuários em casos extremos.