A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) alertou as empresas cripto que é contra a lei qualquer empresa ou plataforma não autorizada se referir a si mesma como um “banco” ou empresa que recebe depósitos.
O uso de termos como banco digital, banco de criptomoedas e banco de ativos de criptomoedas contraria a Portaria Bancária.
A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) afirma que apenas bancos licenciados podem aceitar “depósitos”.
Apenas bancos licenciados podem aceitar depósitos
O alerta da HKMA observou que as empresas que adotam tal abordagem na sua comercialização ao público estão a infringir a Portaria Bancária. O regulador notificou o público para estar ciente deste fato, enquanto as empresas de criptomoedas foram lembradas de que apenas os provedores licenciados pela HKMA podem usar o termo banco ou receber depósitos do público.
“ De acordo com a Portaria Bancária, apenas bancos licenciados, bancos com licença restrita e empresas de captação de depósitos (coletivamente conhecidas como “instituições autorizadas”), aos quais foi concedida uma licença pela HKMA, podem realizar negócios bancários ou de captação de depósitos em Hong Kong , ” alertou o regulador através de um comunicado de imprensa publicado na sexta-feira.
Entre os termos que o órgão de fiscalização dos mercados financeiros de Hong Kong alertou as empresas de criptografia para não usarem ou se descreverem incluem banco digital, banco de criptomoedas, banco de ativos cripto, banco de comércio digital e banco de ativos digitais. As empresas não licenciadas também não devem pretender oferecer contas bancárias ou serviços bancários, bem como descrever os fundos enviados para contas nas empresas como “depósitos”.
Termos como “planos de poupança” ou “baixo risco” e “alto retorno” também não são permitidos pela lei para tais plataformas não autorizadas.
“ Essas descrições podem induzir o público em erro, fazendo-o acreditar que essas empresas cripto são bancos autorizados em Hong Kong, aos quais podem confiar suas economias ”, observou HKMA.
De acordo com a autoridade reguladora, as empresas de criptomoeadas não são aprovadas e regulamentadas como bancos em Hong Kong. A HKMA também não supervisiona estas plataformas, o que significa que os fundos que as pessoas colocam nestas entidades não beneficiam do Esquema de Protecção de Depósitos de Hong Kong.
Exchanges alertaram contra serviços ilegais
Hong Kong é um dos centros de criptografia de crescimento mais rápido no mundo e muitas empresas de criptografia, incluindo bolsas, procuraram obter aprovação regulatória para oferecer produtos e serviços lá.
A recente revelação pelo governo de Hong Kong de uma estrutura de criptografia destinada a transformar o setor de criptografia foi elogiada por muitos participantes da indústria de criptografia.
Mas embora a jurisdição abra o centro financeiro à criptografia, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros (SFC) de Hong Kong alertou recentemente as bolsas e outros fornecedores contra a deturpação do seu estatuto regulamentar. O regulador também pediu às bolsas que não ofereçam serviços e produtos aos investidores antes de concluir o processo, ou que estendam serviços não permitidos por lei.
A postagem Hong Kong alerta empresas de criptografia contra se referirem a si mesmas como “bancos” apareceu pela primeira vez no CoinJournal.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Especialista aponta declínio na confiança dos investidores em altcoins gamificadas
Hacker é preso em Goiás por exigir 20 mil reais em bitcoins de um cartório