O mundo financeiro está passando por uma transformação sem precedentes. Bancos centrais de todo o mundo estão testando com sucesso o comércio transfronteiriço de moedas digitais do banco central (CBDC) de atacado usando tecnologia financeira descentralizada (DeFi). Esta inovação tem o potencial de remodelar a forma como as transações financeiras são realizadas globalmente.
O uso de DeFi no comércio transfronteiriço de CBDCs de atacado é uma grande inovação. DeFi, ou finanças descentralizadas, é um sistema financeiro que opera sem a necessidade de intermediários, como bancos ou corretoras. Em vez disso, ele usa tecnologia Blockchain para facilitar transações.
O Projeto Mariana realizou uma prova de conceito utilizando wCBDCs teóricos de euro, dólar de Cingapura e franco suíço entre instituições financeiras simuladas. O projeto empregou um padrão de token unificado em uma blockchain pública para promover a interoperabilidade e a troca contínua de wCBDCs em vários sistemas locais de pagamento e liquidação gerenciados pelos bancos centrais participantes, conforme mencionado em um comunicado de imprensa.
Os bancos centrais estão explorando o uso de DeFi para facilitar o comércio transfronteiriço de CBDCs de atacado. Isso permite que as transações sejam realizadas diretamente entre as partes, sem a necessidade de um intermediário. Isso resulta em transações mais rápidas e eficientes, com custos mais baixos.
“O Projeto Mariana é pioneiro no uso de novas tecnologias para mercados interbancários de câmbio. Demonstrou com sucesso que é viável trocar CBDC no atacado através das fronteiras usando conceitos novos, como criadores de mercado automatizados. Reunir uma equipe diversificada de engenheiros de software, especialistas em políticas e câmbio em três centros do Centro de Inovação e bancos centrais foi fundamental para esse sucesso.” – disse Cecilia Skingsley, chefe do Centro de Inovação do BIS.
O sucesso dos testes realizados pelos bancos centrais é um marco importante na adoção das CBDCs e DeFi. Isso mostra que essas tecnologias têm o potencial de transformar o sistema financeiro global. No entanto, ainda há muitos desafios a serem superados.
“O projeto utilizou até contratos inteligentes para permitir que os bancos centrais gerissem o seu wCBDC sem a necessidade de operar ou controlar diretamente a plataforma subjacente”, afirmou o relatório.
Um dos principais desafios é a regulamentação. As CBDCs e o DeFi operam em uma área cinzenta legal em muitos países. É necessário um quadro regulamentar claro para garantir que essas tecnologias sejam usadas de forma segura e eficaz.
Outro desafio é a aceitação do público. Muitas pessoas ainda estão céticas em relação às moedas digitais e ao DeFi. É necessário um esforço significativo para educar o público sobre os benefícios dessas tecnologias e como usá-las de forma segura.
Apesar desses desafios, o sucesso dos testes realizados pelos bancos centrais é um sinal positivo para o futuro das CBDCs e do DeFi. Com o tempo, essas tecnologias podem se tornar uma parte integral do sistema financeiro global.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Mulheres no mundo das criptomoedas
Quais são as principais tendências para o futuro do mercado financeiro?
Hacks de criptografia continuam acontecendo – É hora de repensar