Segundo especialistas, a evolução de sistemas financeiros está moldando um futuro onde cartões e outros meios de pagamento físicos podem se tornar obsoletos
Especialistas do setor financeiro concordam: é fundamental que organizações de diferentes setores se preparem para uma nova era, na qual a integração dos serviços financeiros será invisível e totalmente integrada ao nosso dia a dia, oferecendo maior conveniência e eficiência, ao mesmo tempo em que requer atenção rigorosa às questões de segurança e regulamentação.
Felipe Santiago, fundador e CBO da CashWay, observa que a velocidade com que essas inovações estão sendo implementadas exige uma resposta rápida dos participantes do mercado. “Se não acompanharmos essa onda de mudança, os grandes players vão se consolidar ainda mais, e o espaço para novos entrantes será limitado”, diz.
Nesse contexto, duas inovações estão revolucionando a forma como interagimos com serviços financeiros: o Open Finance, o compartilhamento de dados financeiros entre instituições e o Embedded Finance, a incorporação de serviços financeiros em produtos ou plataformas de terceiros que não são necessariamente empresas financeiras.
O tema foi discutido durante a última edição do Conexão Inovafin, evento focado em promover a inovação dentro das Instituições Financeiras, de pagamento e fintechs no Brasil. Na ocasião, Felipe Santiago, da CashWay, Iago Oselieri, fundador e CEO da InvestPlay, e Thiago Iglesias, head de Open Innovation da Evertec, ofereceram perspectivas sobre a direção futura dessas tecnologias e seus impactos na vida cotidiana.
Felipe destaca uma tendência emergente de “ação financeira invisível”, referindo-se a um futuro onde a intervenção de instituições financeiras será menos visível no processo de compra e transação. “Estamos caminhando para um modelo onde a parte financeira do processo será transparente para o usuário. Você simplesmente escolhe o que deseja, como no iFood ou na Uber, e o sistema faz o resto automaticamente”, explica. Segundo o profissional, essa evolução surge como uma resposta à necessidade de maior eficiência e simplicidade nos pagamentos, prevendo um futuro onde cartões físicos podem se tornar obsoletos.
O Open Finance possibilita uma visão abrangente dos dados financeiros dos clientes, facilitando decisões mais informadas e personalizadas. “Ele permite que tratemos dados de maneira a oferecer experiências mais integradas e relevantes”, afirma Iago Oselieri. “Ao normalizar e analisar esses dados, empresas podem entender melhor os comportamentos de consumo e criar ofertas mais alinhadas às necessidades dos usuários.”
Já Thiago Iglesias toca no tema da segurança, um receio comum do usuário. “A proteção de dados é uma prioridade para o Banco Central, que continua atualizando suas normas para garantir a segurança e a privacidade dos consumidores”, pontua. Ele também acrescenta que o Brasil está acompanhando países avançados como a China, onde integrações profundas de serviços financeiros digitais já são uma realidade, e enfatiza a importância de se manter atualizado com as tendências globais para evitar uma nova concentração de serviços financeiros liderados por grandes bancos.
Sobre a CashWay
A CashWay é uma techfin catarinense que oferece soluções para as demandas de Instituições de Pagamento e Instituições Financeiras, dentre elas, Cooperativas de Crédito, SCDs, SCMs, IPs, SCFIs, DTVMs e demais Fintechs. Fundada em 2019, ela nasceu da fusão entre a Leosoft e a Biti, com mais de 28 anos de serviços consolidados, com o propósito de democratizar os serviços financeiros, levando tecnologia de alta qualidade e com módulos facilmente integráveis para acesso prático. Por meio do sistema, é possível ter uma plataforma completa de Core Banking, com módulo de gestão, contábil, regulatório, crédito, conta e investimento, além de disponibilizar Internet Banking e Aplicativo White Label.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mencionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores deverão fazer sua própria pesquisa e diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é prejudicial para sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsável por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Tenha acesso a uma ampla variedade de serviços de trading, investimento e criptomoedas em um único aplicativo. Comece a negociar agora mesmo!