Sam Bankman-Fried, fundador da falida exchange de criptomoedas FTX, roubou fundos de clientes para contribuições de campanha política antes das eleições de meio de mandato dos EUA em 2022, alegaram promotores em uma acusação apresentada na segunda-feira.
Os promotores alegam que Bankman-Fried, 31, fez as doações de campanha com fundos de clientes roubados da empresa irmã da FTX, Alameda Research. Ele ocultou suas ações desviando dinheiro da Alameda para as contas pessoais dos executivos da FTX, que então fizeram doações em seus nomes, afirmam os promotores.
As acusações, apresentadas ao juiz distrital de Nova York Lewis Kaplan, incluem fraude eletrônica, fraude de valores mobiliários, fraude de commodities e lavagem de dinheiro relacionada ao colapso da FTX em novembro do ano passado.
Bankman-Fried, que já teve uma fortuna estimada em US$ 26 bilhões, é acusado de tentar usar a influência política gerada por meio de doações para fazer lobby no Congresso e nas agências reguladoras para uma legislação favorável ao FTX.
Acredita-se que Bankman-Fried tenha doado mais de $ 40 milhões para figuras políticas em 2022, tornando-o um dos maiores doadores de Washington. Ele doou principalmente para democratas, embora afirme que também doou para republicanos usando doações “obscuras” não reveladas.
O julgamento original por acusações de fraude e lavagem de dinheiro está marcado para 2 de outubro.
Em uma audiência no distrito de Nova York na sexta-feira, Bankman-Fried foi preso e sua fiança revogada depois que o juiz Kaplan decidiu que ele havia “provavelmente” adulterado pelo menos duas testemunhas, incluindo Caroline Ellison, CEO da Alameda Research e ex-namorada de Bankman-Fried. Ele supostamente vazou os diários privados de Ellison para um repórter do New York Times em uma tentativa de influenciar a opinião pública sobre sua personagem.
Bankman-Fried foi preso nas Bahamas em dezembro de 2022 por acusações de fraude multibilionárias relacionadas ao fracasso da bolsa FTX. Ele mantém sua inocência e se declarou inocente de todas as acusações feitas contra ele.
Isenção de responsabilidade: As opiniões, bem como todas as informações compartilhadas nesta análise de preços ou artigos mensionando projetos, são publicadas de boa fé. Os leitores devem fazer sua própria pesquisa e devida diligência. Qualquer ação tomada pelo leitor é estritamente por sua conta e risco. O Bitcoin Block não será responsabilizado por qualquer perda ou dano direto ou indireto.
Leia também:
Entenda o processo de tokenização dos ativos imobiliários
DREX, REAL DIGITAL, PIX ou BITCOIN, Entrevista com Rocelo, CEO da SmartPay
Cryptominds 2023: o evento que vai te ensinar a pensar e agir como um tubarão do mercado cripto